Contabilidade

Escritório de Contabilidade em Campinas



Escritório de Contabilidade Campinas



Escritório de Contabilidade



Contabilidade em Campinas



Contratei um prestador de serviço e preciso recolher o INSS. Como devo proceder?


Contratei um prestador de serviço e preciso recolher o INSS. Como devo proceder? Contabilidade em Campinas

Thiago M.
Empresa: Laboratório de Análises MM  
Mensagem: Boa tarde. Contratei um prestador de serviço para transporte e entrega e agora preciso recolher o INSS. Como devo proceder? Obrigado pela atenção.

 

RESPOSTA DO CEBRAVE
Pela sua pergunta, entendemos que o transporte foi feito por um Autônomo Pessoa Física. Neste caso, o prestador tendo inscrição na Prefeitura da sua localidade ou não, deve ter o valor pago lançado na Folha de Pagamento de sua empresa como Autônomo e deve ter a retenção de 11% do valor total referente ao recolhimento para o INSS. 
Deve-se também aplicar o cálculo da tabela de IRRF sobre o valor total dos serviços prestados e, caso o valor se enquadre para retenção, a mesma deve ser realizada. Não esquecer que para o transporte de cargas a base de cálculo do IRRF é reduzida em 60%.
Não se esqueça de avisar seu Contador sobre qualquer contratação de Autônomos para que ele possa informar aos orgãos de fiscalização através dos relatórios mensais obrigatórios.
Caso a prestação de serviços tenha sido feita por uma empresa de transporte de cargas, não há a necessidade de nenhuma retenção, pois a empresa contratada é responsável pelo recolhimento de impostos, independente de quem tenha pago o frete. Neste caso você deve apresentar para sua Contabilidade a NF de Serviços se o frete for municipal ou o CTRC (Conhecimento de Transporte Rodoviário de Carga) para os demais destinos.

 






Compartilhar: