Encerramento de Empresas

Encerramento de Empresas contabilidade em campinas



Encerramento de Empresas contabilidade em campinas



Encerramento de Empresas contabilidade em campinas



Encerramento de Empresas contabilidade em campinas



Encerramento de Empresas

Encerramento de Empresas


Encerramento de Empresas Contabilidade em Campinas

Encerramento de Empresas


Todas as empresas são criadas com o pensamento de dar certo e ter o funcionamento por um período longo mas, por diversos fatores, não é o que acontece e se faz necessário encerrar as atividades e a empresa.


O processo de encerramento de uma empresa deve ser iniciado pela apuração de dívidas e se existem ou não impostos e obrigações em aberto. O processo deve ser normalmente conduzido por especialistas em Contabilidade.


O Cebrave Contábil, escritório de contabilidade e assessoria empresarial, oferece apoio especializado para seus clientes em Campinas e região, através de uma verificação minuciosa da empresa antes do início do encerramento da mesma, para que não fiquem pendências tributárias, trabalhistas e empresariais.


A partir destas apurações, se inicia a assessoria para o encerramento.


O primeiro passo é preparar o Distrato Social, que vem a ser o contrato entre os sócios para encerrar a empresa ou o impresso de Firma Individual da Junta Comercial preenchido para o encerramento.


Também, junto com estes documentos, deve-se preparar o impresso eletrônico de baixa do CNPJ. Este processo ocorre em conjunto também com a Secretária Estadual da Fazenda do Estado.


Preparados estes documentos, os sócios ou o proprietário da empresa individual assinam os documentos para envio à Junta Comercial para serem registrados.


Após o retorno dos documentos registrados na Junta Comercial, deve ser verificado se o CNPJ e a Secretaria de Fazenda do Estado também promoveram a baixa da empresa.


Se a empresa possuir inscrição municipal de prestação de serviços ou mesmo de substituto tributário, deve ser solicitada a baixa na respectiva prefeitura do município a partir do momento que tivermos o Distrato Social registrado.


Algumas empresas possuem inscrição em orgãos de classe, os conhecidos Conselhos Regionais, tais como Representantes Comerciai, Médicos, Contadores, Veterinários,  etc.., e deve ser efetuada a baixa da inscrição da empresa também nestes orgãos de classe.


Após o encerramento, a pessoa responsável pela guarda dos documentos, seja o proprietário da empresa individual ou o sócio responsável, deverá guardar a documentação por no mínimo 05 (cinco) anos. É orientação do Cebrave Escritório Contábil que a documentação de registro de empregados e recolhimentos trabalhistas sejam mantidos por mais tempo, por pelo menos 15 anos.


É importante alertar ao proprietário de empresa, que em caso de problemas na gestão das empresas por questões econômicas ou de outra espécie, a empresa não deve ser abandonada mas sim ter uma avaliação técnica e caso a opção seja encerrar as atividades, proceder ao encerramento de maneira formal e de acordo com a legislação brasileira. Nenhuma empresa fica extinta depois de tempo parada. Deve haver uma ação dos proprietários para que este encerramento seja realizado.


O Cebrave é um Escritório de Contabilidade que oferece serviços de Assessoria Empresarial nas áreas Contábil, Financeira e Marketing, apoiando seus clientes em Campinas e região para, em último caso, conduzir o processo de encerramento da empresa sem traumas para o empresário e empresária.
 




Para maiores informações entre em contato




Compartilhar: